Blog

Dúvidas de Clientes

Notebook ou Desktop? Qual escolher?

12 Agosto 2018 em Dúvidas de Clientes
Notebook ou Desktop? Qual escolher?
George Cerqueira

Escrito por

Muitos clientes me fazem essa pergunta quando pensam em adquirir um equipamento de informática. Essa dúvida é bastante comum e deixa o interessado bem indeciso no momento de escolher entre um e outro. Veja a seguir as informações que reuni e saiba qual deles atende melhor as suas necessidades.

 

NOTEBOOK

Praticidade - O primeiro ponto positivo para o notebook tem a ver com a sua praticidade. Ele não depende de acessórios, como cabos, monitor, teclado, mouse e caixas de som, para ser usado de modo satisfatório. Isso nos leva à sua principal e óbvia vantagem: a portabilidade. Você pode levá-lo para onde for, sendo ideal para quem estuda ou viaja muito a trabalho.

Desempenho - Há uma variedade de modelos de notebooks robustos. Alguns deles apresentam desempenho superior ao de muitos desktops. Mas, quando comparados com os melhores desktops, mesmo os melhores notebooks ficam pra trás. Além disso, um notebook com as mesmas especificações de um computador de mesa terá um custo muito maior, com vida útil inferior.

Manutenção - Para os técnicos, o trabalho com notebooks é mais complexo do que com desktops. Nós precisamos de ferramentas e conhecimentos específicos para lidar com esse equipamento. Isso dificulta o trabalho, tornando o valor do serviço mais elevado.


DESKTOP

Os desktops não podem ser transportados com a mesma facilidade dos notebooks. Requerem um local específico para seu uso e envolvem um quantidade significativa de acessórios, que geralmente necessitam de vários cabos de conexão. Logo, perdem de longe no quesito praticidade.

Porém, são indicados para aqueles que buscam maior desempenho. São ideais para uma experiência superior com games e com o trabalho com gráficos.

Seus componentes, como memória RAM ou processador, podem ser substituídos de forma simples. O nível de complexidade do trabalho com desktops é bem inferior ao dos notebooks, o que torna a sua manuteção mais acessível e barata. Desktops também possuem uma vida útil maior que a de notebooks. Portanto, o investimento na aquisição e na manutenção de desktos é bem menor quando comparado a notebooks equivalentes.


Mas qual o melhor custo-benefício?

Não se pode ser específico em relação a custo-benefício quando se trata de uma escolha entre notebooks e desktops, pois tudo depende do perfil de uso e dos modelos disponíveis no mercado que são compatíveis com as circunstâncias de quem vai adquirir. Quando se trata apenas de custos, fica evidente que investir em desktop é melhor. Mas se a mobilidade e a praticidade é importante para o comprador, o notebook é a solução. Uma boa pesquisa de preços, com avaliação das capacidades levarão o interessado ao equipamento ideal para atender as suas necessidades.


O QUE ACHOU? GOSTAMOS DE COMENTÁRIOS.

George Cerqueira

Técnico em Informática e Instrutor na HDMix Brasil, programador em linguagem PHP e especialista em Joomla.