Friday, 21 February 2020
Dispositivos eletrônicos e a fadiga ocular
15 Dezembro 2019 George Phill

Segundo estudos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, os brasileiros passam mais de nove horas por dia conectados à Internet. Se você é alguém que passa a maior parte do dia na frente de um computador, tablet, celular ou outro dispositivo eletrônico, é provável que tenha sintomas da síndrome da visão por computador.

A síndrome da visão computacional, também conhecida como fadiga ocular digital, descreve um grupo de problemas oculares e relacionados à visão resultantes do uso contínuo da tecnologia.

Os sintomas mais comuns associados à síndrome da visão computacional incluem:

  • Dores de cabeça
  • Dificuldade de focar
  • Comichão, ardor ou olhos lacrimejantes
  • Olhos secos
  • Visão dupla
  • Sensibilidade à luz
  • Visão embaçada

A síndrome da visão computacional é comum e às vezes inevitável, mas isso não significa que você não pode tomar pequenos cuidados para proteger seus olhos. Aqui estão algumas dicas sobre como combater a síndrome da visão computacional.

Faça uma pequena pausa: Tente agendar um intervalo de cinco minutos a cada hora, se possível. Levante-se e caminhe ou apenas descanse os olhos por alguns minutos.

Desvie o olhar: Enquanto estiver usando eletrônicos, procure algo diferente da tela a cada 20 minutos por 20 segundos. Isso ajudará a aliviar o cansaço visual.

Pisque mais: Para reduzir suas chances de desenvolver olho seco enquanto estiver usando um computador, faça um esforço para piscar com frequência. Piscando umedece a superfície frontal do seu olho.

Aumentar o tamanho da fonte: Isso ajudará para que você não tenha dificuldades para ler e forçar os olhos. Você também pode ajustar as cores - a impressão em preto sobre fundo branco não será muito cansativa para os olhos.

Diminua o brilho: Você pode ajustar o brilho da tela do monitor para que ele tenha o mesmo brilho da sua área de trabalho.

Além das dicas acima, procure limpar seu monitor regularmente para remover a poeira. Posicione também sua fonte de luz em um ângulo reto em relação ao monitor ou posicione sua tela para evitar refletir as luzes das janelas e do teto.

Visite um oftalmologista anualmente para acompanhar sua saúde ocular e procurar tratamento para quaisquer problemas relacionados à visão. O cuidado preventivo ajuda a manter a visão saudável.

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George Phill

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web. Em 1994 fiz o meu primeiro curso de informática e, desde então, tenho me mantido sempre atualizado na área. Recentemente comecei a fazer pesquisas relacionadas a aplicação de novas tecnologias em atividades econômicas.


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