HDMix Informática
HDMix Informática
É preciso tirar tudo da tomada durante uma tempestade com raios?
30 Dezembro 2019 George Phill

Quase todo mundo tem medo de perder algum eletrodoméstico durante uma forte tempestade de raios. Algumas pessoas preferem tirar tudo da tomada para que uma possível sobrecarga na rede elétrica não danifique seus equipamentos. Apesar de isso parecer exagero, sabia que esse risco realmente existe?

Se um raio atingir a rede elétrica perto de onde você mora, a descarga pode percorrer a fiação e chegar até a sua residência. Se não houver nenhuma proteção, o surto elétrico pode queimar os aparelhos ligados na tomada.

Desconectar os aparelhos da rede é a solução mais simples contra a queima de equipamentos durante a tempestade. Isso inclui também aqueles conectados a redes de telefone, televisão e internet, o que inclui modems, roteadores, telefones fixos e decodificadores de sinais de TV.

Outra preocupação necessária é quando a energia elétrica é restabelecida. A voltagem na tomada pode ser superior à tensão nominal, de 110 ou 220 volts, por alguns segundos iniciais, e isso é suficiente para queimar um equipamento que está conectado à rede. Por isso, além de tirar os eletrônicos da tomada, é aconselhável esperar alguns minutos antes de ligar tudo novamente para não submeter os equipamentos a esse pico de tensão.

Quando conectado à tomada, mesmo que algum eletrodoméstico não esteja sendo usado no momento da chuva, é possível que um raio cause danos. Alguns aparelhos mais modernos possuem recursos de segurança contra descargas. Mesmo assim, é aconselhável desconecta-lo da tomada.

Porém, caso você decida investir em equipamentos de proteção contra variações de tensão e raios, não haverá necessidade dessa preocupação. Eles detectam a anomalia na rede e desviam esse pulso para que seja descarregado pelo sistema de aterramento. Para usar esse recurso, você precisará conversar com um eletricista.

Só para lembrar, filtros de linha, estabilizadores e no-breaks não protegem os eletroeletrônicos dos raios. Não espere isso deles, porque função desses dispositivos é outra.

As residências localizadas em regiões isoladas correm mais riscos e exigem mais atenção. Nos grandes centros urbanos, o risco de uma descarga elétrica queimar algum eletrônico é menor porque a tensão é dividida entre todos os consumidores da área.

https://hdmix.me/12
Compartilhe!

George Phill

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web. Em 1994 fiz o meu primeiro curso de informática e, desde então, tenho me mantido sempre atualizado na área. Recentemente comecei a fazer pesquisas relacionadas a aplicação de novas tecnologias em atividades econômicas.


Consulte a nossa Política de Comentários