HDMix Informática
HDMix Informática
Mídias sociais: uma distração ou benefício no local de trabalho?
06 Setembro 2020 George Phill

As mídias sociais tornaram-se arraigadas em nossas vidas cotidianas. De acordo com estudos recentes , a pessoa média passa 5 anos de sua vida nas mídias sociais e mais de 2 horas nas mídias sociais por dia. Uma empresa americana que analisa tendências empresariais afirma que cerca de 77% dos funcionários dos trabalhadores relataram que usam as mídias sociais enquanto trabalham. Com essas estatísticas, pode-se supor que as mídias sociais podem reduzir a produtividade no local de trabalho, mas as mídias sociais podem realmente ser benéficas para sua organização. Aqui estão quatro maneiras pelas quais as mídias sociais podem beneficiar seus funcionários:

Proporciona uma ruptura mental
Fazer breves intervalos mentais durante o dia de trabalho ajuda a aumentar a produtividade e o desempenho individuais. Usar uma pausa mental para percorrer as mídias sociais pode ser uma ótima maneira de relaxar sua mente e permitir que seu corpo recarregue. Também pode ajudar a trazer clareza e foco às tarefas em questão.

Constrói relacionamentos com colegas de trabalho
A mídia social é uma ótima ferramenta para construir e fortalecer relacionamentos com colegas de trabalho. Por meio das mídias sociais, a comunicação com os colegas de trabalho pode melhorar e o moral da empresa pode aumentar. Relações fortes entre funcionários podem levar a um ambiente em que os funcionários são mais colaborativos, criativos e construtivos.

É uma ferramenta de treinamento
Quando usadas corretamente, as mídias sociais são uma excelente ferramenta de auto-treinamento. Em nosso dia-a-dia, usamos as mídias sociais para aprender como fazer uma variedade de coisas, desde cozinhar até dançar, etc. Da mesma maneira como utilizamos as mídias sociais para adquirir novas habilidades pessoais, elas também podem ser utilizadas no campo profissional. Os funcionários podem tomar a iniciativa de aumentar sua produtividade usando a mídia social para melhorar o seu conjunto de habilidades ou resolver problemas relacionados ao trabalho.

Cria e mantém o engajamento
Funcionários engajados são a chave para qualquer negócio de sucesso. Quando os funcionários se sentem envolvidos no trabalho e na empresa, são motivados a trabalhar da melhor maneira possível. Infelizmente, apenas 13% dos funcionários se sentem envolvidos no trabalho em todo o mundo. Qual a melhor maneira de melhorar o envolvimento dos funcionários implementando as mídias sociais? O objetivo das mídias sociais é ajudar as pessoas a se conectarem, se comunicarem e se envolverem com o mundo ao seu redor. Os empregadores podem usar o poder das mídias sociais para criar um ambiente de trabalho em que os funcionários sejam ouvidos, reconhecidos e desafiados.

Permitir que os funcionários tenham acesso às mídias sociais não significa que eles devam passar todo o horário de trabalho nelas. Definitivamente, é necessário haver um equilíbrio no que diz respeito às mídias sociais no local de trabalho. Para os empregadores, tenha uma política de mídia social em vigor para que seus funcionários saibam os limites apropriados para o uso da mídia social no trabalho. O uso estratégico da mídia social pode realmente beneficiar os funcionários a longo prazo e pode não ser tão perturbador quanto você pensa.

hdmix.me/1a
Compartilhe!

George Phill

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web. Em 1994 fiz o meu primeiro curso de informática e, desde então, tenho me mantido sempre atualizado na área. Recentemente comecei a fazer pesquisas relacionadas a aplicação de novas tecnologias em atividades econômicas.


Consulte a nossa Política de Comentários